Os pântanos – locais onde a terra é coberta por água salgada, doce ou intermediária – cobrem pouco mais de 6% da superfície terrestre. Espalhados por todos os continentes, exceto a Antártica, eles fornecem alimentos, água potável e refúgio para milhões de pessoas e animais em todo o mundo. Apesar de sua importância global, cerca de metade de das áreas úmidas do planeta desapareceram.

Em meio à essa perda, uma área pantanosa específica se destaca: o Pantanal. Com mais de 42 milhões de hectares, o Pantanal é a maior área úmida tropical e uma das mais intocadas do mundo. Ele se espalha por três países da América do Sul – Bolívia, Brasil e Paraguai – e apoia milhões de pessoas lá, bem como comunidades na bacia do baixo Rio de La Plata.

O Pantanal é maior que 29 estados americanos e pelo menos nove países europeus

Isso mesmo! Se o Pantanal fosse sobreposto aos EUA, seria maior do que Nova York, Flórida e Wisconsin, entre 25 outros estados. Coloque o Pantanal sobre a Europa e será maior do que pelo menos nove países, incluindo Inglaterra, Áustria, Hungria, Grécia e Irlanda.

O Pantanal compreende cerca de 3% de todas as áreas úmidas do mundo

Uma estimativa conservadora e cumulativa do tamanho das zonas úmidas do mundo coloca o número em 1,4 bilhão de acres. Embora seja apenas uma fração desse valor, o Pantanal permanece mais intacto e imaculado que a maioria dos outros sistemas de zonas úmidas.

O Pantanal é um refúgio de vida selvagem icônica

Este imenso pantanal tem a maior concentração de crocodilos do mundo, com aproximadamente 10 milhões de jacarés. A onça-pintada, o maior felino das Américas, caça jacarés no Pantanal, que possui uma das maiores densidades de onça-pintada do mundo. O Pantanal também abriga o maior papagaio do planeta, a arara-azul. Avistar esses animais e outros ajuda a atrair o 1 milhão de turistas que visitam o Pantanal todos os anos.

Menos de 5% do Pantanal está protegido

As áreas protegidas são significativas, com partes que se enquadram em um acordo chamado Ramsar, que exige que os governos nacionais conservem e usem sabiamente as áreas úmidas. Algumas que são Patrimônios Mundiais da UNESCO e Reservas da Biosfera. Cerca de 95% do Pantanal está sob propriedade privada, a maior parte do qual é usada para pastagem de gado.