Barris de carvalho – Americano ou Europeu?

Embora ambos sejam carvalho, são diferentes e impactam a cachaça de maneiras diferentes. O carvalho americano tende a ser uma madeira mais densa e mais dura que não interage com muito com a bebida, o que significa que produz um perfil de sabor um pouco mais doce e brilhante, com uma pitada de citros. Por outro lado, o carvalho europeu tende a ser uma madeira mais macia, o que significa que a cachaça interage com a madeira em um grau mais alto e os sabores transmitidos tendem a ser mais profundos e mais ricos.

Instruções para preparo e uso do Barril Esquina de Minas

Em primeiro lugar, gostaríamos de lhe agradecer por ter escolhido a Esquina de Minas para envelhecer sua cachaça e ter sua própria reserva especial. Os barris, ancorotes e dornas da Esquina de Minas são produzidos, com exclusividade, pela mais tradicional tanoaria do Brasil, com 79 anos de experiência na produção de barris, ancorotes e tonéis. […]

Escala Scoville – Comparando a ardência das pimentas brasileiras

A escala Scoville é a medição da ardência de pimentas e derivados, como molhos a base de pimentas. Ela mede a concentração do composto químico capsaicina, que é o componente ativo que produz a sensação de ardência. O nome capsaicina vem da classificação científica das pimentas, um tipo de fruto, que pertence ao gênero Capsicum.

A escala tem o nome de Wilbur L. Scoville (1865-1942), que desenvolveu o teste em 1912 enquanto trabalhava na Parke Davis Pharmaceutical Company. Antes de 1912, não havia um método amplamente utilizado para medir a picância de uma pimenta.